A Terra é hoje um planeta repleto de vida. Das profundezas dos oceanos ao topo das mais altas montanhas, das geleiras dos pólos às tórridas regiões equatoriais, iremos sempre encontrar alguma forma de vida, adaptada às condições do ambiente em que habitam.
É verdade que na superfície da Terra existem áreas muito quentes, muito frias ou secas demais para permitirem o desenvolvimento de vida. Mesmo assim pode haver, nessas regiões como nas altitudes atmosféricas, esporos de fungos e de bactérias, que, embora em estado de vida temporariamente suspensa, podem se desenvolver quando encontram condições adequadas.
Na década de 30, os cientistas começaram a empregar o termo biosfera para se referirem à região do planeta ocupada pelos seres vivos.
O Conceito de Biosfera
O conceito de biosfera foi criado por analogia a outros conceitos empregados para designar partes de nosso planeta. O termo litosfera, por exemplo, refere-se à crosta, isto é, à camada rochosa que forma a superfície terrestre (litos, rocha); já a atmosfera é a camada de ar que circunda o planeta (atmos, ar).
Tais camadas são contínuas, isto é, verdadeiras esferas de rocha e ar. Não se pode dizer o mesmo da biosfera, a qual seria, espacialmente, um tanto irregular, devido exatamente ao fato de existirem locais onde a vida é escassa ou mesmo inexistente.
De modo geral, entretanto, podemos dizer que os limites da biosfera se estendem desde as altas montanhas até as profundezas das fossas abissais marinhas.
O Homem na Biosfera
O advento da espécie humana na biosfera data de uns 100 mil anos, episódio relativamente recente se pensarmos que a vida surgiu na Terra há quase 4 bilhões de anos.
a grande expansão das populações humanas aconteceu, realmente, durante o último milênio. A presença massiva do homem tem interferido profundamente no mundo natural.
Nos últimos tempos, as alterações por nós provocadas processam-se a tal velocidade que muitas espécies de seres não conseguem se adaptar, sendo levadas mesmo à extinção.
É natural pensarmos que hoje, conscientes da intrincada trama da vida no planeta, conseguiríamos preservar a harmonia da biosfera. Isso não tem sido conseguido e constitui uma questão para se pensar. O que nos reserva o futuro?
Se não nos conscientizarmos rapidamente de que as espécies de seres vivos, inclusive a humana, mantêm inúmeras inter-relações, e que a interferência abusiva no mundo vivo pode provocar sérios desequilíbrios, estaremos pondo em risco o resultado de bilhões de anos de evolução e a sobrevivência de inúmeras espécies, inclusive a nossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário