Das definições de Biologia, podemos depreender que sua tarefa é extremamente ampla, uma vez que as características dos seres vivos e os fenômenos que neles se observam são tão complexos quanto numerosos. Desta forma, tornou-se imperiosa a sua subdivisão em capítulos às vezes bastante extensos e cujo conjunto denominamos Ciências Biológicas.
Esta subdivisão não poderia ocorrer arbitrariamente, mas de modo ordenado, considerando-se os distintos aspectos pelos quais seriam observados os seres vivos. Desta forma, eles podem ser estudados segundo: a) sua forma e estrutura; b) seu funcionamento; c) sua composição química; d) sua origem; e) sua situação no tempo e no espaço ou entre os outros seres vivos; f) sua saúde e consequente preservação.
Assim, a Biologia Geral pode ser dividida em seis grandes grupos de ciências, a saber: Ciências Biostáticas, Ciências Biodinâmicas, Ciências Bioquímicas, Ciências Biogênicas, Ciências Biotáxicas e Ciências Biomédicas. Cada um destes grupos compreende ainda um número relativamente abundante de ciências menores, as quais, por sua vez, abrangem um campo menos extenso dentro do terreno da Biologia.
Ciências Biostáticas
Estudam os seres vivos segundo sua forma e estrutura num determinado momento, sem considerar suas transformações. Subdividem-se em:
a) Morfologia - estuda a forma exterior dos seres, podendo por isso ser denominada Morfologia Externa;
b) Anatomia - estuda a conformação interior do ser, sendo também denominada Morfologia Interna;
c) Histologia - estuda os aglomerados celulares organizados em tecidos, observando sua estrutura nas diferentes partes do organismo, e pondo em evidência a sua constituição íntima;
d) Citologia - estuda a célula, unidade fundamental na constituição da maioria dos seres vivos.
Ciências Biodinâmicas
Consideram os seres vivos segundo o seus funcionamento e suas manifestações de vida, este grupo tem como representante a Fisiologia, que estuda as funções orgânicas dos seres vivos.
Ciências Bioquímicas
Estabelecem a composição química dos seres vivos e as alterações que nela se processam através do tempo. Compreendem:
a) Estequiologia - que estabelece a composição química do ser e de suas diferentes partes;
b) Bioquímica - que estuda as transformações químicas que se produzem no organismo, inclusive as das substâncias que este capta do meio externo.
Ciências Biogênicas
Tentam estabelecer a origem de cada ser vivo e as distintas modalidades que apresenta através do tempo. Subdividem-se em:
a) Filogenia - procura estabelecer a origem remota de cada um dos seres vivos;
b) Embriologia - estuda o desenvolvimento inicial dos seres vivos, assim como das células formadoras do embrião;
c) Ontogenia - estuda a evolução do ser até seu completo desenvolvimento;
d) Genética - estuda os fenômenos hereditários e as variedades que ocorrem nos seres vivos;
e) Eugenia - estuda particularmente a hereditariedade humana.
Ciências Biotáxicas
Consideram o ser vivo como uma entidade, procurando descrevê-lo e assinalar o lugar que lhe corresponde entre os outros seres vivos, estabelecendo sua situação no tampo e no espaço. Subdividem-se em:
a) Taxonomia ou Sistemática - procura agrupar e classificar os seres vivos de acordo com suas semelhanças, suas diferenças ou a sua descendência mútua, respondendo inclusive, por suas designações;
b) Ecologia - estuda as relações ocorrentes dos seres vivos entre si e destes com o meio ambiente;
c) Biogeografia - estuda a distribuição dos seres vivos na superfície do globo terrestre e as causas determinantes;
d) Paleontologia - estuda os seres desaparecidos em épocas geológicas passadas, procurando estabelecer relações que os liguem com os seres vivos atuais.
Ciências Biomédicas
Neste grupo podemos considerar como de maior importância a Higiene, que é a ciência que estuda a saúde sob o aspecto social, procurando descobrir os meios necessários à sua preservação.
Além da Biologia Geral, que vimos até agora, não podemos esquecer a Biologia Especial, que estuda particularmente os animais e vegetais, abrangendo, desta forma, dois ramos: Zoologia e a Botânica ou Fitologia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário