Tudo indica que atualmente, os seres vivos somente podem surgir pela reprodução de seus genitores. É isso o que diz a teoria da biogênese.
Os cientistas admitem, todavia, que os primeiros seres vivos surgiram espontaneamente na superfície da Terra, logo depois que esta se formou.
Acredita-se que, na Terra primitiva, existiam todas as condições para o aparecimento de seres vivos muito simples, que evoluíram, dando origem a todas as espécies atuais.
Os Ingredientes Básicos da Matéria Viva
Hoje sabemos que a matéria constituinte dos seres vivos não difere, em essência, daquela que forma os seres brutos, isto é, não-vivos. Toda a matéria presente no universo resulta do arranjo de apenas 105 tipos básicos de átomos elementares.
As substâncias que constituem os seres vivos apresentam, no entanto, certas peculiaridades que as diferem daquelas que formam outros componentes do universo.
Tirando a água, a maior parte da matéria do corpo dos seres vivos é constituída, principalmente, por átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N), que se agregam para formar as moléculas orgânicas.
Os cientistas concordam que as moléculas orgânicas teriam de estar presentes na Terra primitiva para que a vida surgisse.
Diversas experiências têm mostrados que, de fato, muitas dessa moléculas poderiam ter-se formado a partir de reações entre os gases existentes na atmosfera da Terra primitiva. O mais clássico desses experimentos foi realizado por Stanley Miller, em 1953.
O Experimento de Miller
Miller e seu professor, Harold C. Urey, construíram um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva.
Nesse aparelho, uma mistura dos gases metano, amônia, hidrogênio, e vapor d'água foi bombardeada durante uma semana com descargas elétricas.
a mistura de gases simulava a atmosfera primitiva. as descargas elétricas simulavam os raios produzidos nas grandes tempestades que devem ter ocorrido nos primórdios da existência de nosso planeta.
Num determinado local do aparelho, havia um condensador que provocava o resfriamento dos gases presentes em seu interior. Ali, o vapor de água condensava-se e escorria, na forma líquida, para a parte inferior do aparelho. Com isso procurava-se simular as chuvas primitivas.
No local onde a água se acumulava, havia um aquecedor que fazia com que ela fervesse e se transformasse novamente em vapor. Simulava-se, assim, a evaporação da água das chuvas na superfície quente da Terra primitiva.
![]() |
| Esquema do aparelho usado por Miller em seu experimento sobre síntese abiológica de moléculas orgânicas |
Após deixar o sistema em funcionamento por uma semana, Miller examinou o conteúdo do aparelho. A única diferença visível a olho nu era que o líquido, antes incolor, apresentava-se agora avermelhado.
Os testes químicos, no entanto, mostraram que o líquido avermelhado continha diversos compostos que não estavam presentes no início do experimento, entre eles os aminoácidos alanina e glicina e alguns outros compostos orgânicos.
Seguindo os passos de Miller, outros cientistas realizaram experimentos onde simulavam as condições da Terra primitiva. Nesses experimentos conseguiu-se produzir muitos tipos de moléculas orgânicas.
Ficou demonstrado, assim, que grande parte das substâncias orgânicas que compõem os seres vivos poderiam ter se formado antes da origem da vida na Terra.

Me ajudou muito pode pâ
ResponderExcluirVerdadeiramente
ResponderExcluirgostei
ResponderExcluir